Angela Hewitt piano
PROGRAMA
Johann Sebastian BACH
Variações Goldberg, BWV 988
NOTAS DE PROGRAMA
Curiosidades fazem parte da história de uma das mais impressionantes obras já escritas para teclado: as chamadas Variações Goldberg, de J. S. Bach. Talvez as maiores surpresas, para o grande público, sejam que o título original dado pelo compositor não tenha sido este e o fato de que o instrumento para o qual a obra foi concebida não tenha sido o piano — cujo repertório atual compreensivelmente assimilou a criação de Bach. Em 1741, as variações foram publicadas sob o título Ária Com Diversas Variações, constituindo a última parte de um grande projeto do compositor denominado Exercício de Teclado (Clavier-Übung). Esta coleção, composta de quatro partes, contém obras conhecidas como as Partitas, o Concerto Italiano, e a Abertura Francesa. Ao publicar tal série entre 1731 e 1741, Bach mostrou o desejo de tornar pública sua imagem de virtuose do cravo e do órgão, ao mesmo tempo em que oferecia de modo abrangente sua visão acerca da arte do teclado. Na coleção, o compositor incluiu peças musicais escritas especificamente para os mais importantes instrumentos desta natureza (como um cravo de um teclado, um cravo de dois teclados, um grande órgão e um órgão sem pedais), utilizando variadas formas, categorias composicionais e estilos nacionais. Tamanha diversidade se contrapõe a uma única característica comum: a coleção apresenta enormes desafios técnicos ao intérprete.
Se Bach compôs as Variações Goldberg com outro título, como na posteridade a obra ficou conhecida como tal? Em 1802 é publicada uma biografia do compositor escrita por J. N. Forkel, que menciona as variaç&otild...
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